Cuidados ao comprar cosméticos

Cuidados ao comprar cosméticos. Quais as precauções que devemos tomar quando compramos um cosmético? O que pode acontecer se usarmos uma maquiagem com prazo de validade vencida? Onde guardar os produtos como batons e sombras? Como saber se temos alta sensibilidade por algum perfume?
Para responder a tantas dúvidas, Natália Antunes, maquiadora e consultora oficial da marca LUMI Cosméticos, acaba de desenvolver um guia de manutenção de make ups. A primeira dica da profissional é analisar e respeitar o tipo de pele. Pele oleosa evitar produtos com adição de óleos. Para as mulheres com a derme mais ressecada produtos com apelos hidratantes.

“Se o consumidor tem sensibilidade a algum substrato, ele terá antes e depois do prazo de validade e sua percepção varia. Os perfumes possuem matérias primas vegetais, sintéticas e aromáticas. Um perfume chega ter mais de 300 tipos de substratos. Quando a pessoa possui ou desenvolve alta sensibilidade pode ser uma matéria-prima dentre centenas”, declarou.
Todos os produtos são fabricados exatamente dentro das  exigências do Ministério da Saúde (ANVISA), que por sua vez é um órgão exigente e eficaz no cumprimento de suas regras. O consumidor deve perceber que cada organismo tem um funcionamento e determinadas peculiaridades.
O calor, a luz e a umidade são os vilões dos produtos de beleza, segundo ela. “Lembro bem das dicas da minha avó para guardar os tudo no armário e em suas caixas originais. Hoje sei que ela está corretíssima, pois essa atitude diária ajuda na preservação deles. Já para manter os pincéis de make por mais tempo impecáveis lave- os com shampoo pelo menos uma vez ao mês e prefira os pincéis de cerdas naturais”, explica.